domingo, 1 de janeiro de 2012

Adeus, ano velho!


Palavras de um tempo que se despede:
“Nunca voltarei,
Nunca voltarei porque nunca se volta.
O lugar a que se volta é sempre outro,
A gare a que se volta é outra.
Já não está a mesma gente, nem a mesma luz, nem a mesma filosofia.”
(Álvaro de Campos)

Despedidas tendem, naturalmente, o pesar, a dor do adeus, a dificuldade em encontrar palavras certas para o final. Porém, como todas as peculiaridades desse ano torto, despedir de 2011, causou-me uma diferente impressão.
A complexidade desse ano, para mim já velho, me estremeceu os pulsos e pulmões.
2011 foi sinal de novidade. Foi tempo que anexou, no calendário, uma espécie de menu com alguns poucos milhões de condutas. Todas novas. Alienígenas!
E, à medida que os meses se passavam e eu folheava o tal calendário, escolhia um punhado de diferentes experiências. Estas mesmas que me fizeram chorar, andar, quebrar os tabus (aqueles tão meus), rasgar o verbo e o véu.
Volta e meia, abandonava velhos hábitos e os antigos companheiros, em troca de recuperar aqueles de outrora. Os mais extintos.
O 2011 arrancou de mim algumas manias, aflorou sentimentos, recuperou as lágrimas; Sensibilizou, me fez menina, dependente, desavisada, despreocupada, risonha.
Surpreendi-me com algum tanto de pessoas e me decepcionei com outro tanto ainda maior. E, em ambos os casos, notei que as expectativas é algo desprezível, que vai muito além da simples imaturidade nas relações.
Porém, a maior surpresa foi com a moça que agora escreve esses vultos de lembranças: percebi que ela não se conhece! Diz que luta, diz que é mulher, mas que na verdade, nada tem, nada pode esperar; o máximo que já fez dessa vida, foi colocar um de seus pés na “longa estrada” que precisa ser trilhada.
Este ano feroz se empenhou em me colocar no horizonte dos dilemas. Em cada esfera, em cada estação. Não soube escolher bem entre ir ou ficar; chegar perto ou tomar distância; aceitar ou recusar; 
Não compreendi a voz do amor, nem tampouco a hora que seu relógio marcava.
Errei. E fui marcada a brasa, pelo resto dos meus dias. 
Mas, embora com imperceptível frequência, também tive alguns acertos. Encontrei, convidei, me acheguei, tudo para poder sentar ao lado de pessoas lindas, das quais pretendo ser companhia pelos próximos anos.
Somei aos meus, traços opostos, gostos estranhos, ideias antes inaceitáveis. E assim, venci inescrupulosos e fingidos preconceitos.
Escolhi, também amar. Não sei se do jeito certo. Mas mantive velhos laços, dei amor e sofri muito por isso. Contemplei, com naturalidade, os sabores mais íntimos que os tantos olhares tentavam esconder. Fui também verdadeira (tão extrema nisso, que, para alguns, me tornei deselegante), recebi afeto, de inúmeras espécies.
Talvez, eu jamais me esqueça desse ano que, introspectivamente falando, foi amargo e desgastante; tudo com cara e cheiro de oscilações adolescentes. Mas, confesso que minha despedida se resume a um brinde aliviado.
Viro as costas para o que passou, para as tantas mazelas, e me volto para a celebração de um novo tempo, cheio de esperança, o qual adornarei, inicialmente, com as pétalas macias e perfumadas, das inúmeras flores que não pude deixar de colher no meu jardim confuso.

Seja bem vindo, 2012!
Eu estava mesmo muito ansiosa por tua chegada...

2 comentários:

  1. Nada do que começar mais um ano apreciando belas palavras da minha querida Mara. Momentos inesquecíveis sei que iram ficar em nossas vidas. Por isso peço a Deus que nos ilumine nesse novo ano que nasçe ii possa iluminar cada dia mais essa pessoa maravilhosa que nos transmite sabedoria através de suas palavras não é Mara!?

    Beijoss e Feliz Ano Novo, são os votos de sua amiiga *Jessica Nascimento *--*

    ResponderExcluir
  2. Somos uma tríade inigualável...Neste novo ano quero mesmo é estar ao lado dos que amo, e vocês sabem que fazem parte desse meu mundo...
    Abandonemos a "solidão" que por vezes impomos a nós três!!É hora de recomeçar e com as novidades musicais que fazem um bem e tanto em nossas vidas, afinal é por aqui que nos unimos cada vez mais...
    Um bom ano, um ANO NOVO para todas nós...

    Catiti

    ResponderExcluir