terça-feira, 15 de novembro de 2011

Complexo, provocativo II - Minha reflexão...


(Há uma reflexão sugerida por Jung Mo Sung, desenvolvida por Cynara Menezes em http://www.cartacapital.com.br/sociedade/ser-gay-e-pecado/ [Ver íntegra no endereço fornecido] . A grande questão: ser gay é pecado? Eu me propus a ler e expressar, por meio deste, o que penso acerca dessa complexidade.)
É mais do que certo que o evangelho de Jesus pregava a “inclusão dos marginalizados”.
E nem adianta, com nosso moralismo, transcrever textos prontos da bíblia para condenar aquilo que julgamos “errado”.
A questão da homossexualidade é algo muito delicado e que deve ser pensado, e por que não, cuidado, com calma.
 Primeiramente, é bom observar que existem “diferentes tipos de homossexuais”. Hoje, as pessoas OPTAM pelo homossexualismo! E, talvez, o que se pretende é acolher quem, por natureza, já é.
Depois, o homossexualismo, não raro, toma rumos lamentáveis. Tais como o envolvimento com drogas, prostituição, etc. Nesses casos, sim, podemos tomar cuidado com a existência efetiva do pecado.
Afirmo, sem medo de errar, que a mídia, latu sensu, favorece muito essa “desvirtuação” do homem e do homossexual.

Em todo caso, não temos o poder de condená-los. Também não devemos encarar o homossexualismo como algo “bonitinho” que deva ser difundido.
Jesus acolhia, sim, os pecadores e marginalizados, mas pedia-lhes que seguissem e não voltassem ao pecado.
A questão é muito complexa e demanda a “quebra” de muitos conceitos e valores morais que nos foram despejados ao longo dos anos.
O conselho é “não desprezar” os semelhantes. Sobretudo quando temos “razões” para fazê-lo. E, se possível, orientá-los para que assumam suas peculiaridades à luz daquilo que Cristo defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário