sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"O Deus im-potente"



Aqui está outra forma daquele “é bom que eu vá”. É como se dissesse: “por minha ressurreição e o envio do meu Espírito”, substituí o anúncio pela realidade. A partir de agora, nunca mais como antes acalmarei a tempestade. Mas o meu Espírito a acalmará quando vós, tecnicamente, tiverdes construído navios capazes de suportar as ondas. Nunca mais vos tornarei a alimentar a multidão no deserto, mas o farei quando o meu Espírito criador os tiver levado a melhorar os solos e a distribuir suas riquezas. E se nestas tarefas de amor sofreis, eu não posso evitá-lo porque já não estou “entre vós”, mas “em vós” como fonte desse amor, dessa criatividade, dessa pertinácia que vos leva a vos amardes mais solidária e eficazmente. Mais ainda, sou eu que em cada um de vós sofro por causa do mar tempestuoso, do solo árido, da miséria e da alienação. Exatamente como vós. Não vos embarquei numa aventura sem saber se o porto valerá a travessia. A única garantia, a grande garantia que posso dar-vos é o ter-me embarcado definitivamente convosco”.

[Juan Luis Segundo]

A ação de Deus é transcendente, no sentido de que só se torna visível e efetiva através da ação imanente. Dessa forma, Deus não faz coisa alguma ao nosso lado para nos completar, ou, em nosso lugar, suprimindo-nos, mas faz com que nós façamos, pois sustenta nosso ser e nosso agir. No plano imanente, a ação parte da criatura, possibilitada no plano transcendente pelo Criador. Assim, quanto mais “faz” Deus, mais “fazem”as criaturas, quanto mais as criaturas “fazem”, mais “faz”Deus. Onde a criatura falha, Deus também “falha”, porque desde que nos criou decidiu, livremente, nada fazer sem nosso acolhimento e nossa colaboração.

[Paulo Roberto Gomes]

Disponível em: http://edrenekivitz.com/blog/2011/11/deus-im-potente/


**
Isto se assemelha a uma frase que já ouvi de uma grande teólogo: “O milagre se dá por duas vias: uma que é humana e, outra, que é divina”…
E tudo se encaixa perfeitamente, quando compreendemos a figura do livre arbítrio e como uma escolha bem feita, nesse sentido, pode gerar bons frutos!
Deus nos deixa livres, para que façamos algo, para que, através de nossa AÇÃO, ele nos conceda a graça!


Afinal: “quanto mais as criaturas ‘fazem’, mais ‘faz’Deus”…

Nenhum comentário:

Postar um comentário